A chapa Movimente-se! concorreu às eleições do CAHIS como chapa única e teve uma aprovação recorde, com cerca de 90% dos votos. A gestão tomou posse em maio de 2004 com os seguintes membros: David Patrício Lacerda, Edgar "Jabá" Prado Bardi, Everton "Quibeleza" Pimenta, Inácio Abrantes Sales, Josie Maria Cabral, Laila Marta, Maykon Rodrigues, Tatiana da Costa Sena, Tiago Alves Jaques, Túlio César Dias Lopes e Vinícius Leal Faria.
Construir um pocisionamento menos passivo frente ao governo Lula era mais que urgente, já que o mesmo colocara na pauta dos debates, entre outras coisas, a Reforma Universitária, que tornou-se alvo de críticas de vários segmentos do meio universitário. A gestão chamava a atenção para a necessidade dos estudantes se mobilizarem e constituirem fóruns de debate sobre a reforma. Os membros do CAHIS buscaram investir na ampliação desses fóruns dentro da UFOP, articulando-se também com outras entidades.
Nesse sentido, entre as realizações da gestão, destaca-se a organização do Conselho Regional de História da região Sudeste (COREHI/SE), fórum de deliberações regional da Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH), que contou com a presença de representantes dos centros e diretórios acadêmicos dos cursos de História da UFOP, UFMG, UFJF, UEMG/Campanha, UNIFIEO, FAG, Unimontes, PUC/SP, PUC/Camp, UFF e UVA/Cabo Frio. Na oportunidade, decidiu-se que cada entidade organizaria uma semana de palestras e debates sobre a Reforma Universitária, a fim de fomentar e ampliar os espaços de discussão acerca das propostas do governo e dos diversos setores envolvidos.
Através da representante discente no Colegiado, Tatiana Sena, o Centro Acadêmico também teve participação importante na reforma curricular do curso de História, realizada para atender as exigências do Ministério da Educação, conforme Resolução CNE/CP2/2002. O CAHIS avaliou que a reforma tinha um caráter positivo, levando-se em conta a necessidade de se repensar a formação sólida e a atuação efetiva do professor no ensino fundamental e médio. O contato com as disciplinas de educação desde o início do curso - o que não acontecia até então - proporcionaria ao aluno a oportunidade de vivenciar mais cedo a realidade escolar.
Em 9 de novembro de 2004, o ICHS completou 25 anos de sua fundação. Oficializado pela Portaria 048, de 25 de março de 1980, foi instalado no antigo prédio do Seminário Menor de Nossa Senhora da Boa Morte, em Mariana, MG, cidade marco da história e da educação em nosso país, por ter sido a primeira cidade de Minas Gerais e onde funcionaram os primeiros estabelecimentos educacionais do estado. Desde sua fundação, em 09 de novembro de 1979, este Instituto vem funcionando neste local, oferecendo os cursos de História e de Letras tendo habilitado, no decorrer desse tempo, muitos profissionais de relevante atuação nesta e em outras instituições de ensino, no país e no exterior. Mantém, também, em seus quadros, professores de igual relevância.
Para marcar a passagem de um quarto de século de serviços prestados à educação por este Instituto, um grupo de professores, alunos e funcionários que estão ou estiveram ligados ao ICHS se reuniu com o propósito de realizar o I Encontro Memorial que pudesse levantar e atualizar a memorabilia das produções humanísticas dos profissionais ligados a essa instituição. Os membros do CAHIS também colaboraram para a realização do evento, que ocorreu entre os dias 9 e 12 de novembro de 2004.
Durante a gestão Movimente-se! houve a ampliação do número de representantes discentes na Assembléia Departamental, que, devido à nova regulamentação da UFOP, passou de 3 para 5 alunos.
Em 5 de maio de 2005, o CAHIS convocou a Assembléia Geral dos alunos de História. Na oportunidade foram eleitos o delegado (Túlio Lopes) e os suplentes (Marcia Arévalo e Rodrigo Simões) para o 49º. Congresso da UNE, que realizar-se-ia entre os dias 29 de junho e 3 de julho, na cidade de Goiânia. Dando prosseguimento à Assembléia, o CAHIS apresentou o balanço da gestão Movimente-se!, anunciando o término do mandato e aproveitando para organizar a constituição da comissão encarregada de coordenar o processo eleitoral naquele ano.
O CAHIS consguiu ainda negociar com a UFOP a concessão de um ônibus para o XXIII Simpósio Nacional de História (ANPUH Nacional), que estava programado para realizar-se entre os dias 17 e 22 de julho na cidade de Londrina, Paraná. Muitos estudantes da UFOP se inscreveram e puderam participar do evento sem gastos adicionais com transporte.
No final da gestão, foi publicado o 3º. número do jornal Nossa História.
domingo, 9 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário